terça-feira, 27 de março de 2012

Você já fez seu Auto-Exame hoje ????

Câncer de Mama

A mama é constituída por estruturas produtoras de leite (lóbulos), ductos, que são pequenos canais que ligam os lóbulos ao mamilo; gordura, tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
A maioria dos cânceres de mama começa nos ductos, alguns têm início nos lóbulos e os demais nos outros tecidos.


O que causa o Câncer de Mama?   


O câncer de mama é causado por alterações genéticas, estas alterações podem ser estimuladas por fatores ambientais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal), inicio da menstruarão em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor numero de gravidez e gravidez em idade cada vez mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica ou também por fatores genéticos.

Quais os sintomas do câncer de mama?O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:

• Inchaço em parte do seio
• Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja
• Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro)
• Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama
• Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo
• Um caroço nas axilas


Por isso, faça o auto-exame com frequência. Examine seus seios uma vez por mês no fim de seu período menstrual, quando seus seios normalmente já não estão mais sensíveis ou inchados.

Se perceber qualquer alteração, procure seu médico !!







Fonte: Hospital A. C. Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário