domingo, 1 de abril de 2012

01/04 : Dia da Mentira



Origem do dia da Mentira        

Há muitas explicações para o dia 1º de Abril, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França, pois no século XVI, o Ano Novo era comemorado dia 25 de Março, as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de Abril.

No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano Novo para o dia 1º de Janeiro, porém muitos franceses resistiram a mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. As pessoas começaram a fazer brincadeiras e ridicularizar essas pessoas, que eram conhecidos como bobos por seguirem algo que não era verdade.
O Dia da Mentira, também conhecido como Dia dos Bobos, é celebrado no dia 1º de Abril e é uma data onde as pessoas contam mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão.

No Brasil, o 1º de Abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de Abril de1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

"A Mentira" saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário